PSICOPEDAGOGIA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO SETA

Objetivo
Preparar o especialista em Psicopedagogia e Educação Inclusiva, para o exercício profissional em instituições educacionais, de modo que seja capaz de identificar, diagnosticar, encaminhar e orientar educandos com dificuldades de aprendizagem, promovendo sua inclusão, além de servir de suporte para orientação de educadores em situações inclusivistas, a partir do conhecimento da realidade social, econômica e cultural da região, atuando efetivamente no sentido de efetuar mudanças qualitativas nas condições do sistema educativo vigente.

Diante das exigências atuais no campo da psicologia educacional e de atendimento especial aos educandos nas escolas, faz-se necessário a apropriação de bases teóricas e metodológicas que fundamentem as práticas educacionais visando superar as dificuldades encontradas.

Nesse sentido a proposição desse curso volta-se para especializar profissionais no conhecimento relativo à Psicopedagogia e à Educação Inclusiva, cujo corpo de conhecimento abrange aspectos relativos à aprendizagem humana e seus padrões evolutivos. Portanto, nessa dimensão, o curso destina-se a formação de profissionais para atuarem, predominantemente, no âmbito da prevenção e da inclusão, a partir do aprofundamento nos estudos relacionados ao desenvolvimento e a construção de novos saberes que proporcionem uma compreensão mais dinâmica das dificuldades de aprendizagem. A oferta do curso justifica-se pela necessidade de formação de profissionais que melhor compreendam a dinâmica da aprendizagem, seus comprometimentos psiconeurológicos e as alternativas para uma inclusão efetiva, que valorize as potencialidades do educando e quebre paradigmas tradicionais, atuando para uma prática psicopedagógica e inclusiva.

O curso tem como metodologia de trabalho o processo ensino-aprendizagem numa perspectiva interacional cujas aulas são dialogadas tomando como ponto de partida o conhecimento prévio dos alunos, de forma a aprofundar seus conhecimentos teórico-práticos com foco na realidade escolar. São utilizados como instrumentos atividades individuais e em grupo, textos, quadro branco, dinâmicas, seminários, projeção de vídeos, encenações, simulações de situações do cotidiano escolar sob a coordenação do corpo docente. Além do mais, as experiências resultantes da reflexão na sala de aula podem ser tomadas como ponto de partida para o surgimento de dinâmicas inovadoras que possibilitem contribuir ainda mais para a prática da linguagem em sala de aula. Todo o processo é registrado em diário de classe, com registro de frequência, conteúdos ministrados e  notas.

Matriz Curricular
Módulo IC/H
Metodologia de Pesquisa30h/a
Didática do Ensino Superior30h/a
Introdução aos Estudos de LIBRAS30h/a
Fundamentos da Psicopedagogia e da Educação Inclusiva 20h/a
TOTAL DO MÓDULO I110h/a
Módulo IIC/H
Transtornos da Aprendizagem40h/a
Transtornos Globais do Desenvolvimento40h/a
Abordagem Psicopedagógica dos Transtornos da Aprendizagem40h/a
Diagnóstico Psicopedagógico dos Transtornos da Aprendizagem40h/a
Intervenção Psicopedagógica nos Transtornos de Aprendizagem40h/a
TOTAL MÓDULO II200h/a
Módulo IIIC/H
Oficina de Psicomotricidade20h/a
Seminário Integrativo20h/a
Orientações para o Trabalho de Conclusão de Curso50h/a
Total do módulo III90h/a
TOTAL DOS MÓDULOS I + II + III400h/a

PLANOS DE PAGAMENTO SETA

VALOR MENSAL INTEGRAL
R$ 283,50
TEMPO DE CURSO: 6 MESES

REALIZANDO PAGAMENTO DA MENSALIDADE ATÉ O 5º
DIA ÚTIL DE CADA MÊS, VOCÊ AINDA GANHA 5% DE DESCONTO.