ATENÇÃO PSICOSSOCIAL NA SAÚDE MENTAL – ÊNFASE EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO SETA

Curso: Pós-graduação lato sensu em Atenção Psicossocial na Saúde Mental: Ênfase em Dependência Química

Área de conhecimento:Psicologia7.07.00.00-1

Recomendação: Aprovação pelo Conselho Estadual de Educação (Resolução CEE-ES Nº 4.784/2017, D.O. do ES 27/04/2017, p. 22)

Nota mínima para aprovação: 7,0

Presença mínima para aprovação: 75%

Descrição:Diante das exigências atuais no campo da psicologia da saúde, das novas abordagens para o atendimento de usuários de drogas e da necessidade de atendimento diferenciado para as pessoas com transtornos mentais, em especial  oriundas do processo de desinstitucionalização preconizado através da “luta antimanicomial” e dos dependentes químicos através da redução de danos, faz-se necessário a apropriação de bases teóricas e metodológicas que fundamentem as práticas dos profissionais da saúde, visando dinamizar e humanizar a atenção psicossocial.

Nesse sentido a proposta deste curso volta-se para especializar profissionais no conhecimento relativo à Atenção Psicossocial, cujo corpo de conhecimento abrange aspectos relativos ao atendimento da legislação que ampara os novos modelos de atendimento às pessoas com transtorno mental e os dependentes químicos. Portanto, nessa dimensão, o curso destina-se a formação de profissionais para atuarem, predominantemente, no âmbito da prevenção, do tratamento, da recuperação e da reinserção social dessas pessoas, a partir do aprofundamento nos estudos relacionados ao desenvolvimento e a construção de novos saberes que proporcionem uma compreensão mais dinâmica das potencialidades e limitações das pessoas com transtorno mental.

A oferta do curso justifica-se pela necessidade de formação de profissionais que melhor compreendam essa dinâmica, seus comprometimentos psicossociais e as alternativas para uma inclusão efetiva na sociedade, que valorize suas potencialidades quebrando paradigmas tradicionais, atuando para uma prática mais inclusiva e menos discriminatória, baseada na desinstitucionalização.

O curso será ofertado em três módulos, cada um com carga horária de 160h para o Módulo 1; 105h para o Módulo 2; 145h para o Módulo 3, totalizando, portanto, 410 horas.

Perfil do aluno concludente: O Curso de Pós-Graduação lato sensu Especialização em Atenção Psicossocial na Saúde Mental: Ênfase em Dependência Químicatem por objetivo preparar especialistas em Atenção Psicossocial na Saúde Mental: ênfase na dependência química, para o exercício profissional em instituições de saúde, de modo que sejam capazes de identificar, diagnosticar, encaminhar e atuar de forma a evitar a institucionalização de pessoas com transtorno mental e/ou dependentes químicos, promovendo sua inclusão na sociedade, além de servir de suporte para seus familiares, a partir do conhecimento da realidade social, econômica e cultural da região, atuando efetivamente no sentido de efetuar mudanças qualitativas na sociedade e, consequentemente, na vida dessas pessoas, sendo capazes de atuar para a prevenção dos casos de transtornos mentais e de dependência química.

Público-alvo: Profissionais de saúde e educação graduados em Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Pedagogia e outros profissionais graduados, estudiosos e interessados nos temas propostos neste curso.

Matriz curricular:

Módulo 1

Reforma Psiquiátrica e Novas Políticas em Saúde Mental e Dependência Química

Aspectos Jurídicos em Saúde Mental e Dependência Química

Prevenção em Saúde Mental e Dependência Química

Psicopatologia e Psicofarmacologia

Atenção Piscossocial e Uso Prejudicial de Crack, Álcool e Outras Drogas

Módulo 2

Emergências no Atendimento em Saúde Mental e Dependência Química

Abordagens Terapêuticas no Atendimento Psicossocial

Acompanhamento Psicossocial de Familiares de Usuários do CAPS

Didática do Ensino Superior

Módulo 3

Metodologia de Pesquisa e Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso

Elaboração de TCC

Estágio em Atenção Psicossocial na Saúde Mental

Seminário de Estágio

Seminários Integrativos

Orientações Textuais Finais para Confecção de Artigo Científico

PLANOS DE PAGAMENTO SETA

VALOR MENSAL INTEGRAL
R$ 283,50
TEMPO DE CURSO: 6 MESES

REALIZANDO PAGAMENTO DA MENSALIDADE ATÉ O 5º
DIA ÚTIL DE CADA MÊS, VOCÊ AINDA GANHA 5% DE DESCONTO.