SIMBULO DE LETRAS

LETRAS LICENCIATURA – PORTUGUÊS E INGLÊS

SAIBA MAIS SOBRE O CURSO SETA

1. CONCEPÇÃO DO CURSO

O avanço tecnológico possibilitou o homem a viver um mundo globalizado, surgindo assim uma nova sociedade em que o conhecimento se constitui alicerce fundamental para a inclusão num mercado de trabalho tão competitivo. A comunicação e a informação tornaram-se essenciais em qualquer área. É através do desenvolvimento de capacidades de leitura, pesquisa, análise, criação, produção de textos, troca de experiências construção de aprendizagem que se fundamenta o conhecimento, não mais meras atividades de memorização que não possibilitem aplicações práticas e coerentes no mundo contextualizado. Dessa forma, conhecimentos sobre a constituição, estrutura e utilização das línguas, são indispensáveis para o pleno desempenho da cidadania. É nesse sentido que a FAFIA oferece o Curso de Licenciatura em Letras – Português/Inglês.

Os princípios básicos da área de Letras apoiam-se, sobretudo, nos estudos linguísticos e literários, de modo que o curso propicie uma visão geral tanto do fenômeno da linguagem humana em si como da evolução do pensamento linguístico, objetivando que o aluno conheça algumas das principais teorias da Linguística para sua aplicação nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e da Língua Estrangeira (Inglês).

Os conteúdos dos componentes curriculares específicas de Língua Portuguesa se fundamentam nos princípios teóricos da Linguística, do mesmo modo que os conteúdos dos componentes curriculares da Línguas Estrangeira, além de receberem a necessária abordagem comunicativa.

As literaturas, tanto de língua portuguesa quanto de língua estrangeira, se basearão nos conteúdos da Teoria Literária, cujos princípios são os gêneros literários, e são estudadas a partir da periodização definida de acordo com o pensamento literário de cada época.

Os conteúdos e disciplinas são desenvolvidos, de modo articulado, buscando romper com a divisão estanque entre as chamadas componentes curriculares de conteúdo específico “versus” componentes curriculares pedagógicos. Além disso, tem a preocupação da formação integral deste futuro professor, estimulando-o a ser agente de seu desenvolvimento profissional e, por conseguinte, um pesquisador de sua prática.

Dentro dessa visão, os componentes curriculares referentes aos conteúdos passam pelo enfoque da articulação constante entre teoria e prática instrumentalizando os professores em formação para o ensino, ao mesmo tempo em que se constroem os conceitos linguísticos. Entendemos por instrumentalização para o ensino a discussão permanente de pesquisas da área da Língua Portuguesa e Inglesa, bem como suas respectivas literaturas, elaboração de projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em salas de aula reais do ensino Fundamental e Médio e a discussão de seus resultados, além de trocas de experiências com professores que atuam nessas salas de aula. A elaboração de materiais didático-pedagógicos, a análise e discussão crítica de livros didáticos, a discussão do papel do domínio da língua como meio de compreensão do mundo e como base para a aprendizagem em todas as áreas do currículo, visam a formar um professor capaz de construir no dia-a-dia saberes docentes que o ajudarão em sua prática a propor alternativas efetivas para o processo ensino-aprendizagem a partir de um espírito de investigação e reflexão e que saiba se adequar às exigências do contexto em que irá atuar. Essa instrumentalização será desenvolvida a partir do 2º semestre/período letivo em todos os componentes curriculares e, mais especificamente, no espaço e tempo destinado à dimensão prática neste projeto denominada “A Linguagem em Ação”.

Por outro lado, os componentes curriculares pedagógicos, interligados aos de conteúdo específico, levam em conta a construção do conhecimento matemático, as discussões recentes da psicologia cognitiva, a diversidade e a realidade dos grupos sociais que frequentam nossas escolas com o intuito de realmente proporcionar conhecimentos ao futuro professor para atuar de forma crítica e autônoma em seu trabalho de sala de aula e na escola. Visando a esta formação, o estágio supervisionado inicia-se partir do 4º semestre/período letivo por meio de atividades de pesquisa e desenvolvimento de aulas práticas nas salas de aula das escolas campo. O estágio supervisionado está integrado às ações desenvolvidas em “A Linguagem em Ação”. O estágio proposto tem como característica básica desenvolver a formação continuada do aluno de licenciatura dentro de um espírito investigativo e de reflexão que lhes proporcione um conhecimento que gere atitudes que conduzam à necessidade de uma atualização permanente, formando um profissional capaz de exercer uma liderança social, intelectual e política na Educação.

2 MISSÃO DO CURSO

A missão do Curso de Licenciatura Plena em Letras – Português/Inglês insere-se na missão da FAFIA que é promover educação superior comprometida com o desenvolvimento do ser humano dotado de valores éticos, estéticos, políticos sociais e culturais, cuja base seja a preservação da vida e a busca da construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva, possibilitando a formação de sujeitos capazes de enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação, de desenvolver sua potencialidade empreendedora, de transformar seus conhecimentos técnico-científicos em vantagens para seu sucesso pessoal, para a evolução do setor em que atua e para a melhoria da qualidade de vida e da sociedade. 

O Curso de Licenciatura Plena em Letras – Português/Inglês tem como missão precípua possibilitar aos professores em formação o domínio do conhecimento específico de sua área de atuação, de modo a contribuir para a sua constituição enquanto cidadão ativo e participante na formação cultural e científica de um povo, bem como possibilitar-lhes uma visão ampla das questões educacionais, das questões escolares, do desenvolvimento humano, além de uma cultura geral profissional mais abrangente. Integrada a essa missão está a preocupação em garantir que os egressos tenham uma sólida formação de conteúdos ligados à área dos estudos linguísticos e literários; uma formação geral envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério; uma formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor; uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como também a experimentação de novas propostas que considerem a evolução dos estudos na área de Letras; um comprometimento político com a equidade social; uma participação ativa e crítica nos destinos da sociedade.

 3. ORGANIZAÇÃO DO CURSO

O Curso de Licenciatura em Letras Português/Inglês, a partir da presente reestruturação e alicerçado na Resolução CNE/CES nº 18/2002 e na Resolução nº 1/2002, está organizado de forma a abranger conteúdos e atividades que constituam uma base consistente para a formação do profissional da educação competente e comprometido com a aprendizagem dos alunos e com a causa educacional. O Curso é oferecido na modalidade de Licenciatura Plena, carga horária de 3.680 horas/aula (50 min), correspondentes a 3.066 horas, com integralização de no mínimo três e no máximo cinco anos . A carga horária do currículo do curso é assim composta:

AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS : 2.880h/a (50 min) = 2400 horas (incluídas 400 horas = 480h/a, de prática sob denominação “A Linguagem em Ação”
ESTÁGIO SUPERVISIONADO:  480 h/a (50 min) = 400 horas (incluindo Orientação)
ELABORAÇÃO DE TCC: 80h/a = 66 horas
ATIVIDADES COMPLEMENTARES: 240 h/a  = 200 horas
TOTAL GERAL: 3.680h/a (50min) = 3.066 horas
OBS: De acordo com a Portaria MEC nº 4.059 de 10/12/2004, At. 1º, poderá ser ofertada até 20% da carga horária do curso em regime semipresencial, de acordo com a Proposta Pedagógica, mantendo-se as avaliações em regime presencial.

A estrutura curricular está organizada de forma a contemplar três eixos básicos: a formação comum aos cursos de licenciatura que compreende conhecimentos filosóficos, educacionais e pedagógicos que fundamentam a ação educativa, bem como conhecimentos de língua portuguesa e de metodologia científica; a formação específica na área de Letras – Português/Inglês, principalmente dos conhecimentos a serem ensinados; a articulação das dimensões teóricas e práticas indispensáveis na formação do educador.

O primeiro eixo compreende os seguintes componentes curriculares:

Leitura, Produção e Interpretação de Textos; Filosofia da Educação; Sociologia da Educação; Metodologia Científica; Psicologia da Educação; Didática, Planejamento e Avaliação; Currículo e Conhecimento Escolar; História da Educação; Pesquisa em Educação; Educação Inclusiva; Organização e Gestão da Educação Básica; Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Ainda estão inclusos nesse eixo  projeto de pesquisa e elaboração de TCC.

O segundo eixo compreende todos os componentes curriculares que abordam conhecimentos da área de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literaturas.

O terceiro eixo compreende os espaços e tempos curriculares denominados “A Linguagem em Ação” e o Estágio Supervisionado (incluindo a orientação).

As atividades complementares permeiam os três eixos, considerando sua natureza específica. 

4. REGIME DE FREQUÊNCIA

De acordo com as normas regimentais, o aluno é obrigado a estar presente a no mínimo 75% das aulas dadas de cada disciplina em que ele estiver matriculado. Caso o aluno ultrapasse o limite máximo de 25% de faltas a que tem direito, ficará automaticamente reprovado na disciplina, sem qualquer possibilidade de estudos de recuperação; tampouco lhe será permitido realizar exames finais.

Cabe ao professor realizar o controle da frequência em sala de aula e notificar os alunos sobre suas faltas.

5. REGIME DE MATRÍCULA DOS ALUNOS

A matrícula, ato formal de ingresso no curso e de vinculação à Faculdade, realiza-se em prazos estabelecidos no calendário escolar, através de requerimento formalizado pelo aluno.

A matrícula é feita por período, no conjunto dos componentes curriculares oferecidas, admitindo-se a matrícula por dependência em até 03 (três) disciplinas/componentes curriculares, obedecidos aos pré-requisitos para sequência curricular, a compatibilidade de horários e as exigências de aproveitamento das demais disciplinas, conforme estabelecido no regimento da IES.

A matrícula é renovada semestralmente em prazos estabelecidos no Calendário Escolar-Administrativo, sendo que a não renovação da matrícula implica no abandono do curso e desvinculação do aluno da Faculdade.

6. MISSÃO DO CURSO

A missão do Curso de Licenciatura Plena em Letras – Português/Inglês insere-se na missão da FAFIA que é promover educação superior comprometida com o desenvolvimento do ser humano dotado de valores éticos, estéticos, políticos sociais e culturais, cuja base seja a preservação da vida e a busca da construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva, possibilitando a formação de sujeitos capazes de enfrentar os desafios de um mundo em constante transformação, de desenvolver sua potencialidade empreendedora, de transformar seus conhecimentos técnico-científicos em vantagens para seu sucesso pessoal, para a evolução do setor em que atua e para a melhoria da qualidade de vida e da sociedade. 

O Curso de Licenciatura Plena em Letras – Português/Inglês tem como missão precípua possibilitar aos professores em formação o domínio do conhecimento específico de sua área de atuação, de modo a contribuir para a sua constituição enquanto cidadão ativo e participante na formação cultural e científica de um povo, bem como possibilitar-lhes uma visão ampla das questões educacionais, das questões escolares, do desenvolvimento humano, além de uma cultura geral profissional mais abrangente. Integrada a essa missão está a preocupação em garantir que os egressos tenham uma sólida formação de conteúdos ligados à área dos estudos linguísticos e literários; uma formação geral envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério; uma formação pedagógica dirigida ao trabalho do professor; uma formação que possibilite tanto a vivência crítica da realidade do ensino básico como também a experimentação de novas propostas que considerem a evolução dos estudos na área de Letras; um comprometimento político com a equidade social; uma participação ativa e crítica nos destinos da sociedade.

7. OBJETIVOS DO CURSO

Preparar o professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para o exercício do magistério nos anos finais do Ensino Fundamental e no Médio, de modo que seja capaz de exercer uma liderança intelectual, social, econômica e política na área educacional. A partir do conhecimento da realidade social, econômica e cultural da sociedade e do conhecimento específico na área de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, interligados às questões de natureza pedagógica, atuar efetivamente no sentido de efetuar mudanças qualitativas nas condições do ensino e aprendizagem vigentes.

8. PERFIL DO EGRESSO

O profissional formado no Curso de Licenciatura Plena em Letras será habilitado a atuar como professor de Língua Portuguesa e Língua Inglesa nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio.

Considerando-se a estrutura curricular e os objetivos do curso, o egresso do Curso de Licenciatura Plena em Letras deve ser capaz de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos orais e escritos, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro. Deve ter domínio do uso da língua ou das línguas que sejam objeto de seus estudos, em termos de sua estrutura, funcionamento e manifestações culturais, além de ter consciência das variedades linguísticas e culturais. Deve ser capaz de refletir teoricamente sobre a linguagem, de fazer uso de novas tecnologias e de compreender sua formação profissional como processo contínuo, autônomo e permanente. A pesquisa e a extensão, além do ensino, devem articular-se neste processo. O profissional deve, ainda, ter capacidade de reflexão crítica sobre temas e questões relativas aos conhecimentos linguísticos e literários. Deverá reunir competências referentes ao comprometimento com os valores inspiradores da sociedade democrática, competências referentes à compreensão do papel social da escola, ao domínio dos conteúdos a serem socializados e do conhecimento pedagógico, competências investigativas que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica e competências referentes ao próprio desenvolvimento profissional. 

Além disso, espera-se ainda que o egresso seja um profissional pesquisador, que articule teoria e prática, capaz de prever e solucionar questões dentro de seu campo de atuação e que seja capaz de desenvolver um ensino de qualidade, articulado com o contexto social, político, econômico e cultural da sociedade e do mundo.

9. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESSENCIAIS

O Curso de Licenciatura Plena em Letras, a partir da presente reestruturação e alicerçado na Resolução CNE/CES nº 18/2002 e na Resolução nº 1/2002, está organizado de forma a abranger conteúdos e atividades que constituam uma base consistente para a formação do profissional da educação competente e comprometido com a aprendizagem dos alunos e com a causa educacional. Nesse sentido, busca-se o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

  • domínio do uso da língua portuguesa ou de uma língua estrangeira, nas suas manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
  • reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
  • visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações linguísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
  • preparação  profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
  • percepção de diferentes contextos interculturais;
  • utilização dos recursos da informática;
  • domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
  • domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino. 

LINHAS DE PESQUISA SETA

Linha de pesquisa 1Análise e construção do sentido em textos verbais e não verbais
Descrição: Análise dos procedimentos de construção do sentido de textos verbais e não verbais e de objetos e práticas socioculturais produzidos pelo homem.
projeto semiotica discurso etc
Linha de pesquisa 2 Teorias literárias, discursivas e linguísticas na Educação
Descrição: Estudo das contribuições de teorias literárias, discursivas e linguísticas como ferramentas nos processos de alfabetização e letramento, ensino de línguas estrangeiras e ensino de língua portuguesa, na modalidade oral, auditiva e escrita e na modalidade visual (língua brasileira de sinais).
Linha de pesquisa 3 Literatura como forma de compreensão da realidade
Descrição: Estudo das relações entre literatura, sociedade e cultura em interface com filosofia e sociologia.

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO SETA

PLANOS DE ENSINO SETA

2018-1

2017-1

2016-2

2016-1

2015-2

2015-1

2014-2

2014-1

MONOGRAFIAS E TCC´SSETA

PROJETOS DE EXTENSÃOSETA

FORMAS DE INGRESSAR NO CURSOSETA

vestibular

VESTIBULAR
LIGUE E AGENDE
(28) 3552 – 1412
(28) 99958 – 8264

ENEM

ENEM

PLANOS DE PAGAMENTO SETA

VALOR MENSAL INTEGRAL
R$ 490,45
TEMPO DE CURSO: 4 ANOS

REALIZANDO PAGAMENTO DA MENSALIDADE ATÉ O 5º
DIA ÚTIL DE CADA MÊS, VOCÊ AINDA GANHA 30% DE DESCONTO.