LICENCIATURA

A licenciatura habilita o seu titular a ser professor em escolas de Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, caso em que a formação se dá no curso de Pedagogia, ou nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, caso em que a formação se dá nas licenciaturas das áreas específicas do conhecimento (licenciatura em Física, em Matemática, em Geografia, etc.) O licenciado, assim como o Bacharel, também pode ser professor em universidades, na categoria de professor auxiliar, mas a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação dificulta tal atividade uma vez que prioriza docentes com Mestrado ou Doutorado. Apenas os cursos ligados a alguma área tradicional do conhecimento permitem a obtenção de tal diploma (como por exemplo o curso de Letras, que habilita seu diplomado a ser professor de um idioma e a sua literatura) ou a alguma atividade artística (como nos cursos de Educação artística, que licenciam seus diplomados a serem professores de artes em geral). A licenciatura, assim como os cursos de bacharelado, permite que o aluno continue a sequência acadêmica, com especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

CONHEÇA NOSSOS CURSOS DE LICENCIATURA

ICONE BIOLOGIA

O Curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, apresentado pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Let.

SIMBOLO DE HISTORIA

O Curso de Licenciatura Plena em História (oferecido pela FAFIA, reconhecido pelo Decreto Nº 78.983 de 20/12/76, renovação…

SIMBULO DE LETRAS

O avanço tecnológico possibilitou o homem a viver um mundo globalizado, surgindo assim uma nova sociedade em que o conhecimento…

SIMBOLO MATEMÁTICA

O curso de Licenciatura capacita o futuro professor a assumir a tarefa educativa em sua complexidade. As disciplinas tem um…

SIMBULO DE PEDAGOGIA

A Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Alegre – fafia – oferece o Curso de Pedagogia desde 1973, formando…